Quase três cada dez pessoas no mundo têm miopia, condição que prejudica a visão à distância. A doença tem se tornado cada vez mais comum e pode atingir metade da população até 2050.
Atualmente, quem sofre da doença deve utilizar lentes corretivas ou realizar uma cirurgia refrativa, que insere uma lente corretiva permanente nos olhos. Um novo colírio, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Bar-Ilan e do Centro Médico Shaare Zedeke, em Israel, pode curar a miopia e outros problemas de visão.
Chamado de Nanodrops, o medicamento utiliza nanopartículas encapsuladas que são colocadas sobre as camadas mais superficiais da córnea. Para isso, os pacientes utilizam um app para smartphones capaz de medir a refração do olho e criar uma imagem padrão de laser e um padrão ótico na superfície da córnea. Só então o tratamento com o colírio é iniciado.
O método foi testado em animais e conseguiu corrigir o problema e até curar córneas danificadas, em uso contínuo. Um dos pesquisadores indica que houve uma mudança de até dois graus de miopia e hipermetropia em porcos.
Ainda não se sabe quanto tempo de uso do medicamento é necessário para resolver o problema nos olhos, nem quanto tempo a restauração da visão dura. A novidade deve ser testada até o final de 2018 em humanos e, caso os resultados sejam positivos, o colírio pode chegar às farmácias do mundo nos próximos anos.
Fonte: Yahoo
0 comentários :
Postar um comentário