
Em Minas Gerais, dos 23 municípios com casos confirmados, 15 estão abaixo da cobertura vacinal de 95%. Alguns municípios que registram casos (confirmados ou sob investigação) como é o caso de Santa Luzia, a cobertura chegou à 41,93% da população.
A Situação de Santa Luzia não difere de grande parte do Brasil onde a meta também não foi atingida. O problema é que os novos casos de febre amarela estão ocorrendo em cidades onde a cobertura não tem chegado à meta.
Em saúde pública, o dado da cobertura vacinal (a porcentagem de pessoas vacinadas dentro da população-alvo) é o que vai realmente vai indicar se as campanhas e ações estão funcionando.
cobertura vacinal é um dado importantíssimo e é o que vai realmente fazer a diferença. Em 2016, Minas Gerais teve o pior surto visto em décadas, e muitas das regiões já tinham recomendação de vacina há dez anos”, diz Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
“Isso foi um sinal de que as pessoas não estavam vacinadas “.
Quanto maior o número de não vacinados, maior a chance de que o Aedes, mosquito que vive em áreas urbanas e não está transmitindo a febre amarela, passe a transmitir o vírus.
Segundo o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, divulgado no dia 23 de janeiro e referente a dados de desde julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018, o país registrou 130 casos de febre amarela: São Paulo (61), Minas Gerais (50), Rio de Janeiro (18) e Distrito Federal (1).
Os dados destoam dos dados das secretarias, que, com períodos e velocidade de atualização diferentes, costumam apresentar outros dados.
Apesar dos números preocupantes, a Secretaria municipal de Saúde de Santa Luzia, divulgou em seu site oficial que o município está muito bem preparado para o combate à Febre Amarela e vem desenvolvendo várias ações para o enfrentamento à doença. No último dia 25 foram ministrados treinamentos para capacitação dos agentes comunitários e no último sábado 27 houve a campanha de intensificação da vacina contra febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Infelizmente a adesão foi muito baixa.
0 comentários :
Postar um comentário